Fui fazer umas compras de vinhos, e passei os olhos pela garrafeira do supermercado, quase todos os vinhos sobre os quais tenho escrito se podem encontrar em supermercados e hipermercados um pouco por todo o país.
E ao passar pela zona dos vinhos do Douro, parei um pouco e decidi comprar este Quinta de Cidrô – Touriga Nacional.
E hoje enquanto preparava o jantar, abri a garrafa e quando deitei o vinho no copo, senti logo um aroma intenso, a frutos vermelhos, e reparei na cor intensa que deixou no copo.
Mas a melhor surpresa estava reservada ao sabor, e quando o experimentei, fui surpreendido por uma suavidade e frescura que não esperava mas que tornou a experiência muito agradável e a repetir, tanto a acompanhar uma refeição de carne, como um queijo de aroma e sabor fortes.
Sendo um vinho monocasta, ou seja produzido a partir de uma casta única pode estar sujeito a variações de sabor ano após ano, mas acredito que a casa que o produz está atenta a essa possibilidade, engarrafando apenas os vinhos provenientes das melhores colheitas desta Touriga Nacional.
Pelo prova, parece um vinho que se pode beber logo após abertura da garrafa, sem ser necessário que respire muito tempo, pois tem as características de um vinho jovem e fresco, mas vou tentar guardar algumas garrafas para ver como evolui na garrafa. Tenho a sensação que será um vinho com uma boa evolução pois é produzido a partir de uma das castas mais nobres do Douro.
Depois de saboreado, classifico-o com:
Um vinho a ter em atenção!

One thought on “Quinta de Cidrô – Touriga Nacional”